21 maio A exposição Memória da Aéropostale
( Por Cristina Corrêa*DC, 21/05/2014)
As associações francesas ligadas à preservação da memória da Aéropostale já se manifestaram favoráveis a auxiliar no restauro do casarão do Campeche.
Aexposição Memória da Aéropostale, citada em artigo na segunda-feira, é uma mostra no valor de 30 mil euros de visitação gratuita no Museu Histórico Palácio Cruz e Souza. É uma exposição doada pela Association Mémoire dAéropostale (França) a Florianópolis em 2008 para constituir o acervo do futuro Memorial Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry, no Campeche. Foi aberta pela chegada de aviadores que realizam o Raide Latécoère passando também por aqui e pela iniciativa de se tombar toda a linha da antiga Aéropostale, da qual Florianópolis fez parte e da qual o Campeche tem muitos vestígios.
Os apoiadores e não financiadores dessa ação cultural, que beneficia toda a sociedade, são Fapesc, Santur, UFSC, Secretaria Municipal de Educação e naturalmente a FCC por abrir o espaço de seu principal museu. Tais apoios foram esforços de ordem técnica e logística.A exposição não trata do Pequeno Príncipe, mas da Aéropostale, companhia de correio aéreo para a qual trabalhou Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra magistral. O piloto-autor está entre os demais 60 nomes apresentados na mostra – ele que é um personagem consolidado na história local, pois sua obra dá nome à principal avenida do Campeche. O evento vai de par com exposições em outras cinco cidades (Pelotas, Santos, Petrópolis, Rio de Janeiro e Natal), onde, simultaneamente, o Raide Latécoère abriu exposições em locais nobres.
As associações francesas ligadas à preservação da memória da Aéropostale já se manifestaram favoráveis a auxiliar no orçamento de restauro do casarão de pilotos do Campeche e aguardam que nossas autoridades iniciem o processo. A curadora da exposição não tem quaisquer vínculos com a Luk Marcas de Valor, esta sim representante da marca do Pequeno Príncipe no Brasil. A curadora declinou de qualquer remuneração e trabalhou pela sociedade, postura que adotou nas demais localidades.
* PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MEMÓRIA DA AÉROPOSTALE NO BRASIL. MORADORA DE FLORIANÓPOLIS