20 maio Chegada de nova grua deve dar mais agilidade à restauração da ponte Hercílio Luz
A chegada de uma nova grua para a restauração da ponte Hercílio Luz intensificará os trabalhos. Agora, duas gruas estão sob a ponte. Operários do Consórcio Florianópolis Monumento executam o serviço de ampliação de duas das quatro torres que sustentarão a ponte.
Segundo Reinaldo Damasceno, diretor técnico da Espaço Aberto, a nova grua complementa o trabalho da primeira, e as estruturas estão sendo utilizadas nas torres 2 e 3. “Entre outros serviços que estão em andamento, a nova grua aumentará a velocidade dos trabalhos, dando mais dinâmica à obra”, disse.
Damasceno explicou que as estruturas metálicas que são preparadas no canteiro terrestre da obra. Elas são transportadas por balsas para a plataforma marítima e, estas peças, são erguidas pela grua até as torres.
Em setembro, deve ter início a parte mais delicada da obra, quando a população perceberá o avanço da restauração. Nesta etapa, será feita a transferência de carga da estrutura de sustentação provisória do vão central da ponte.
Em 15 dias, 54 macacos hidráulicos controlados por computadores erguerão 4.400 toneladas da estrutura metálica que ajudará a estabilizar a Hercílio Luz. Isso permitirá o início da restauração de elementos estruturais como as barras metálicas que ficam na parte de baixo. A obra é executada pelo consórcio Florianópolis Monumento (CSA Group e Espaço Aberto) e está orçada em R$ 200 milhões, de acordo com o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura).