15 maio ANS suspende a venda de 10 planos de saúde da Unimed Florianópolis
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou nesta quarta-feira (14) a suspensão da venda de 161 planos de saúde por 36 operadores do país. A única catarinense na lista é a Unimed Grande Florianópolis, que está proibida de vender 10 tipos de planos de saúde. Segundo a ANS, a punição é resultado das reclamações de consumidores. Em nota, a Unimed Grande Florianópolis informou que irá tomar medidas judiciais contra o órgão federal.
A justificativa da ANS para proibir a venda de 161 planos de saúde no país foram as reclamações de consumidores que tiveram prazos para consultas, exames e cirurgias descumpridos ou então coberturas indevidamente negadas. A medida não interfere no atendimento das pessoas que já são usuárias dos planos.
A ANS ainda explicou que a decisão pela suspensão foi motivada por 13.079 reclamações recebidas no período de 19 de dezembro de 2013 a 18 de março de 2014 sobre 513 diferentes operadoras. Desse total, o órgão obteve 86,3% de resolução na mediação de conflitos entre os consumidores e as operadoras sem a necessidade de abertura de processos administrativos.
A direção da Unimed Grande Florianópolis publicou uma nota sobre a suspensão de 10 planos da operadora. “A Unimed não concorda com a metodologia utilizada pela ANS e informa que está tomando as medidas judiciais cabíveis. A Cooperativa reforça que o atendimento aos seus clientes não sofre alterações e está normalizado”, explica o comunicado, que reforçou a manutenção do atendimento aos usuários dos 10 planos da empresa, que atendem 42.245 pessoas.
Outras 21 operadoras tiveram a venda de planos de saúde liberada pela ANS após apresentarem avanços no atendimento. A suspensão dos 161 planos começa a vigorar a partir de sexta-feira (16) e vale por três meses.
( Notícias do Dia Online, 14/05/2014)