13 maio Sai licença para Contorno Viário de Florianópolis
A obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis, aguardada há 15 anos, está mais próximo de sair do papel. Isso porque a concessionária Autopista Litoral Sul afirma que o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) entregou na última sexta-feira a licença ambiental prévia para construção do trecho intermediário do anel viário. A licença ambiental de instalação é o único empecilho para que inicie a obra que promete desafogar o trânsito na região.
De acordo com o coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, Espiridião Amin, a licença ambiental foi entregue para a ANTT (Agencia Nacional dos Transportes Terrestres), e a direção do órgão ainda analisa condicionantes perante a autorização. Segundo o deputado, uma das exigências seria a exposição do projeto à comunidade. A assessoria da ANTT ainda não confirma a informação e afirma que não tem conhecimento oficial sobre a decisão.
Conforme sua assessoria de imprensa, a Autopista Litoral Sul afirmou ter recebido a licença ambiental no fim da última semana e os técnicos e engenheiros ainda fazem a avaliação da autorização. A empresa contesta a declaração de Amin, e diz que a licença para a construção de 15 quilômetros do trecho intermediário do contorno não possui condicionantes que preveem a realização de consulta pública pela concessionária. A Autopista também afirma que existem outras condicionantes ambientais perante a deliberação do Ibama, e somente após análise específica de cada uma é que dará um prazo para início das obras. O Contorno Viário começará no Rio inferninho, no quilômetro 177 da BR-101 em Biguaçu, e termina no km 220, na região dos rios Passa Vinte e Aririú, em Palhoça.
(Notícias do Dia Online, 12/05/2014)