25 ago Turismo é aventura
Artigo escrito por Jeanine Pires, Presidente da Embratur (DC, 24/08/2008)
Quando o Adventure Travel World Summit – South America começar, no próximo dia 3 de setembro, em São Paulo, o Brasil estará abrindo as suas portas para um dos segmentos mais promissores do turismo mundial: o turismo de aventura. Este evento, o maior fórum global de turismo de aventura, será ponto de encontro obrigatório de quem decide os rumos desse segmento no mundo. Estarão aqui 600 líderes do setor – entre donos das maiores empresas no mundo, órgãos governamentais e mídia especializada – para participar de uma série de conferências, reuniões e encontros de negócios. Uma parceria entre a Embratur e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo de Aventura (Abeta) permitiu que, pela primeira vez, o evento se realizasse fora da América do Norte, e o Brasil fosse escolhido. O segmento já representa uma fatia importante dos visitantes estrangeiros que chegam ao Brasil em viagens de lazer: quase 20% disseram ter escolhido o país por causa da “natureza, ecoturismo ou aventura” (Demanda Turística Internacional 2006 – Embratur/FIPE).
O ATWS vai nos colocar na rota internacional da aventura. Durante o evento, a Embratur convidou cerca de cem operadores de turismo especialistas no setor, de 15 países, para participar da programação e conhecer ao vivo, em 14 roteiros (incluindo Santa Catarina), as maravilhas que temos a oferecer. O objetivo é que o Brasil esteja na prateleira dos grandes “vendedores” de viagens de aventura espalhados pelo mundo.
A Grande Florianópolis já é considerada um dos destinos preferidos dos amantes da natureza, com suas trilhas, cachoeiras, escaladas e vôo livre, todos acompanhados por paisagens deslumbrantes de praias, mangues, lagoas, morros, dunas e pequenas ilhas. Oferece opções para a prática de surfe e atividades náuticas em geral. No segmento de ecoturismo, destaca-se também Garopaba, conhecida mundialmente como destino de observação de baleias. Enfim, Santa Catarina já encanta turistas de todo o mundo.