02 maio Estímulo ao uso da bicicleta é tendência
( Por Roberto Anastácio Martins*, DC, 01/04/2014)
A bicicleta ganha cada vez mais espaço nas ruas. Além de ser uma prazerosa opção de lazer, pedalar proporciona inúmeros benefícios à saúde e ao meio ambiente. Considerada uma das maneiras mais eficientes de se locomover nas cidades, andar de bicicleta proporciona a melhoria da qualidade de vida de seus usuários, sem poluir o ar, economiza dinheiro e evita congestionamentos. Nos grandes centros urbanos, os automóveis ocupam 70% do espaço público e transportam de 20% a 40% dos habitantes, acarretando grandes prejuízos ambientais e de saúde pública. Calcula-se que 60% das emissões de gases estufa das cidades provêm do setor de transportes. Por isso, um dos grandes desafios urbanos é transformar a lógica atual do trânsito, que prioriza o transporte individual motorizado.
É aí que a bicicleta ganha o status de alternativa viável, capaz de interagir de forma eficiente com outros meios de mobilidade urbana. O estímulo ao uso da bicicleta é uma tendência mundial. Grandes centros como Paris, Amsterdã e Barcelona adotam métodos de incentivo e contam com o apoio de instituições privadas.
Para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte ativo e sustentável, o Sesc em Santa Catarina realiza pelo quinto ano consecutivo o Dia do Pedal, com passeios ciclísticos em todas as regiões. O evento já mobilizou mais de cem mil pessoas e acontece na data em que é celebrado o Dia do Trabalhador com realização em todas as cidades com unidades do Sesc.
Os roteiros dos passeios incluem importantes locais culturais e históricos, com o objetivo de promover o patrimônio cultural, proporcionando melhor convivência e relacionamento com as próprias cidades. Queremos inspirar as pessoas a experimentar a bicicleta no dia a dia e conscientizar para uma sociedade mais saudável em todos os sentidos.
Nos centros urbanos, os automóveis ocupam 70% do espaço público e transportam de 20% a 40% dos habitantes, acarretando grandes prejuízos ambientais e de saúde pública.
*ROBERTO ANASTÁCIO MARTINS DIRETOR REGIONAL DO SESC-SC. MORADOR DE FLORIANÓPOLIS