02 maio Obra de conclusão do novo centro para adolescentes infratores na Grande Florianópolis é adiada
Nesta quarta-feira terminou o prazo para a conclusão das obras do novo centro para adolescentes infratores, o Case (Centro de Atendimento Socioeducativo da Grande Florianópolis), no bairro Areias, em São José. Mas, basta um passeio em frente à unidade para verificar que o prédio ainda não está pronto. Funcionários trabalham no local, e a promessa de conclusão, mais uma vez, não foi cumprida.
A nova estimativa da SJC (Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania) é de que até a primeira quinzena de maio as obras estarão finalizadas “O cronograma mudou. A construtora optou por fazer com mais calma devido aos problemas burocráticos que enfrentamos”, afirmou o diretor do departamento Socioeducativo do Estado, Roberto Laju, sobre a estrutura que precisa de pintura e de acabamento.
De acordo com Laju, o governo do Estado fez a sua parte, mas a equipe técnica da Secretaria de Direitos Humanos de Brasília ainda não veio avaliar a obra. “Eles dizem não ter condições financeiras para passagem e hospedagem dos profissionais”, informa.
Enquanto isso, de acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Justiça e Cidadania, no mês de março pelo menos 66 adolescentes aguardavam na fila de espera do novo centro, que terá capacidade de abrigar 98 jovens infratores.
Mesmo com o adiamento da entrega da obra, Laju garante que a previsão de inauguração para julho deste ano está mantida. “A equipe técnica já está contratada e está em formação”, afirma o diretor. De acordo com ele, os móveis também estão sendo licitados.
O antigo Centro Educacional São Lucas foi demolido em dezembro de 2010, mas foi somente em 2013 que as máquinas deram início a obra que abrigará o novo Case.
( Notícias do Dia Online, 30/04/2014)