Em dois anos, restaurante produz apenas um saco de lixo

Em dois anos, restaurante produz apenas um saco de lixo

Justin Vrany, dono do restaurante Sandwich Me In, em Chicago (Estados Unidos), não teve o trabalho de pôr o lixo para fora por quase dois anos. Seu negócio nunca produziu uma quantidade de lixo que o obrigasse a fazer isso.

Vrany, 36 anos, abriu sua lanchonete com a ideia de que o local para alimentação rápida tivesse desperdício zero. O lixo produzido equivale ao que um restaurante tradicional geraria em uma hora. E o lixo que está sendo descartado agora não saiu apenas do Sandwich Me In. Boa parte é resultado de restos trazidos de fora por clientes, como copos descartáveis de café.

O feito de Vrany e seu restaurante é tão impressionante que foi transformado em um vídeo pela NationSwell, empresa de mídia digital que conta histórias inspiradoras de americanos.

Para evitar o desperdício a todo custo, o Sandwich Me In funciona com energia sustentável. Todos os ingredientes usam o mínimo de embalagem possível e são de produtores locais; quase tudo – de restos de comida ao óleo – é reutilizado ou reaproveitado em outras funções. Sobras de salada, por exemplo, se tornam matéria-prima para hambúrgueres vegetarianos. Os alimentos que não podem ser reaproveitados são doados para fazendeiros alimentarem seus animais, por exemplo.

Vrany usa essa mesma estratégia em sua casa e afirma que o faz para o bem e a proteção de sua família. Para completar seu ciclo de sustentabilidade, o único saco de lixo produzido por Vrany terá uma utilidade: ele foi doado a um artista que o usará em uma nova obra.

(PEGN | Notícias, 30/04/2014)