04 abr Uma visita às obras do mercado
A um mês da entrega da reforma da ala norte do Mercado Público de Florianópolis, o Diário Catarinense teve acesso exclusivo ao espaço e mostra em primeira mão como está o andamento das obras.
As belezas dos detalhes do cartão-postal estão mais evidentes. Com madeira angelim, bem mais espessa que a das antigas, as 63 novas portas externas do prédio serão como as originais, mas ainda não foram colocadas. As cimalhas – desenhos feitos nas paredes, entre as portas – com um artefato de metal, ganham o formato antes desgastado pelo tempo.
Dentro da ala, o branco se destaca nas paredes, dando uma nova cara ao corredor. O piso original, de pedra basalto, será recuperado. Os boxes receberão piso comum. A parte elétrica e hidráulica foi padronizada e, para não prejudicar a estrutura, o encanamento para o ar-condicionado teve que ficar visível.
As laterais do telhado já foram trocadas por peças semelhantes às originais, aprovadas depois de testes na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As portas e o material do reboco também foram testados.
– O mais difícil dessa obra foi definir os materiais e os procedimentos técnicos – diz Walter Corrêa, administrador da JK Engenharia, empresa responsável.
O material retirado de uma das paredes para análise constatou presença de areia, casca de berbigão, sal e argila. O desafio, para o vice-prefeito e secretário de Obras de Florianópolis, João Amin, foi encontrar materiais que pudessem preservar as características originais do prédio.
A ala sul passará pelo mesmo procedimento. A Secretaria Municipal de Administração divulgou o dia 25 de abril como data limite para a saída dos comerciantes, mas eles afirmam ainda não terem recebido notificação oficial.
Amin explica que eles receberão o aviso depois da Semana Santa. A ala sul será completamente fechada para a reforma. Os que permanecerão no Mercado após a reabertura serão realocados para uma estrutura alternativa no Terminal Cidade de Florianópolis.
Na tarde de terça-feira, a Secretaria Municipal de Obras fez uma reunião com os novos concessionários da ala norte. A data de inauguração não foi divulgada, o que deixou os comerciantes apreensivos. O secretário porém, afirma que, conforme o informado pela JK Engenharia, está tudo dentro do planejado e o prazo de entrega, para o final deste mês, está mantido. Amin ainda destaca que o cronograma de obras da ala sul será divulgado apenas após a entrega da norte. A ala sul é original desde sua construção, em 1928, e necessita de muitas adequações devido a alterações posteriores.
(DC, 04/04/2014)