28 ago Debelado incêndio em parque da Ilha
Foi controlado, ontem à tarde, o incêndio de causa desconhecida que vinha devastando o Parque Florestal do Rio Vermelho, no Leste da Ilha, em Florianópolis, desde a noite de sexta-feira. O fogo destruiu uma área equivalente a cinco campos de futebol.
O Corpo de Bombeiros informou, ontem, que a chuva forte de sábado à noite ajudou a controlar o fogo. A Polícia Ambiental explicou que o excesso de folhas secas no parque estava dificultando o combate às chamas.
Até ontem à tarde, quando uma grande nuvem de fumaça ainda pairava sobre a Barra da Lagoa, no Leste da Ilha, a polícia desconhecia o que provocou o incêndio. Acreditava-se “em causa humana”, já que o parque é aberto ao público. O último incêndio significativo registrado no local aconteceu no início deste ano. Queimou uma área igual a sete campos de futebol.
O Parque Florestal do Rio Vermelho foi criado em 1974. É considerado unidade de conservação por ter características naturais relevantes. Fica na Ilha, ao Norte da Barra da Lagoa e ao Sul da Praia de Ingleses, e pertence ao Estado.
(DC, 28/08/2006)