13 ago Celesc vai disputar leilão de biomassa
Da coluna de Estela Benetti (DC, 13/08/2008)
A Celesc Geração, subsidiária da Celesc Holding, estatal de SC, participará, amanhã, do leilão de co-geração de energia a partir de biomassa, com quatro projetos em parceria com a multinacional americana Contour Global. O leilão virtual, na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, acontecerá a partir das 8h, e, pelos projetos apresentados, serão leiloados 1.100MW, bem abaixo dos 7.800MW previstos inicialmente. A Tractebel Energia também vai participar do leilão, mas comunicou que revelará as informações somente após do mesmo.
As usinas da Celesc e Contour vão gerar energia a partir da queima da cama de aviários, com o uso de uma tecnologia dos EUA. Cada uma das quatro usinas custará R$ 100 milhões e vai gerar 30MW, informa Paulo Meller, que é assessor para novos negócios do presidente da Celesc, Eduardo Moreira. Serão três usinas no município de Presidente Castelo Branco e uma em Arabutã, ambos próximos de Concórdia.
Conforme Meller, se o projeto tiver êxito no leilão, este será o primeiro da Celesc Geração. A empresa também está investindo na ampliação e repotenciação das suas 12 pequenas centrais hidrelétricas. Hoje, elas geram 82MW e, ao término desses investimentos, vão gerar 190MW, mais do que o dobro.