07 ago Cultura promove o turismo o ano inteiro em Santa Catarina
Artigo de Gilmar Knaesel – Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (DC, 04/08/2008)
O turismo cultural em Santa Catarina começou a ganhar consistência com os programas e ações direcionados pela política de integração do turismo com a cultura e o esporte. Se hoje estamos avançados na criação de roteiros como os da imigração, do qual somos pioneiros no programa nacional desenvolvido pelo Ministério da Cultura, e estamos presentes no calendário anual de eventos culturais no Brasil, é porque criamos as oportunidades com o que de mais valioso temos em nosso estado. A herança preservada dos imigrantes europeus em todas as regiões turísticas catarinenses, o patrimônio histórico e o incentivo aos eventos culturais são essenciais para a concretização deste segmento turístico. Os eventos culturais democratizam e disseminam a arte catarinense em âmbito regional, nacional e internacional, atraindo turistas brasileiros e estrangeiros para o estado em diferentes épocas do ano.
Com a valorização do nosso legado e da cultura é que Santa Catarina constrói um rico e diversificado acervo de atrativos para o turismo cultural. O Festival de Dança de Joinville, que transforma a cidade em um imenso palco integrado à paisagem do Vale Europeu e a todo o universo cultural desta importante região turística catarinense está aí para confirmar a importância da cultura para o turismo. Outro caso relevante neste contexto é o do espetáculo A República de Laguna, que conta a saga de Anita e Giuseppe Garibaldi em um trecho importante de nossa história no Sul catarinense. Os eventos e os produtos culturais criados com o apoio do Governo do Estado, por meio dos fundos de incentivo ao turismo, à cultura e ao esporte são estratégicos para o desenvolvimento da atividade turística e para a qualificação do destino, sem falar na promoção do estado e dos roteiros turísticos pela mídia gerada na cobertura nacional e internacional destes acontecimentos. A Oktoberfest, que celebra a cultura germânica tornou-se a segunda maior festa alemã do mundo, depois da realizada em Munique, na Alemanha. Responsável pelo imenso fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros em Santa Catarina durante os 18 dias de festa, a Oktoberfest motivou a realização de outras festas típicas na região do Vale Europeu, que hoje compõem o roteiro turístico catarinense Festas de Outubro. Com a atual política de segmentação do turismo em fase de implantação, Santa Catarina terá produtos e destinos definidos para cada nicho e, certamente, o turismo cultural será um dos mais importantes geradores de demanda de visitantes em diferentes épocas do ano. Com as estruturas denominadas Arenas Multiuso construídas no estado para receber estes grandes eventos, o fortalecimento das políticas de incentivo á cultura, seremos um destino ainda mais competitivo no mercado de viagem e turismo em âmbito mundial.
A cultura é um forte componente dos destinos turísticos e Santa Catarina, alinhado as políticas nacionais de regionalização e de segmentação do turismo no Brasil, assim como às tendências mundiais desta atividade, é um estado que aposta no turismo cultural para o futuro desta indústria sustentável, diretamente ligada ao lazer, a integração dos povos e a geração de divisas para todo o estado.