05 ago Agosto é o último mês para matrículas no Projovem Urbano
A Prefeitura Municipal de Florianópolis, em conjunto com o Governo Federal, está aceitando inscrições para o Projovem Urbano até o dia 30 de agosto. O programa é dirigido a jovens entre 18 e 29 anos de idade e oferece aos matriculados a oportunidade de concluir o ensino fundamental, obter uma formação profissional e ganhar mensalmente 100 reais. As inscrições poderão ser feitas pelos telefones 3251-6225 e 3251-6203.
Para repassar os dados à central de atendimento, o interessado deve ter em mãos a carteira de identidade ou a certidão de
nascimento. Quem quiser informações mais detalhadas poderá se dirigir à Avenida Mauro Ramos, 1277, terceiro andar, ou à Rua Ferreira Lima, 82. O horário de atendimento é das 9h às 18 horas.
O Projovem Urbano substitui o antigo Projovem. O novo programa ampliou a faixa etária de 24 para 29 anos e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que não era possível anteriormente.
O programa, coordenado na capital catarinense pelas secretarias de Educação e Assistência Social, está aberto também para receber inscrições de moradores de São José, Palhoça e Biguaçu. Ao todo, existem 800 vagas disponíveis para a região da Grande Florianópolis.
Após 18 meses de curso, os jovens recebem o certificado de Ensino Fundamental e Qualificação Profissional. Cada aluno poderá optar por um dos três arcos de qualificação nas áreas de saúde, serviços pessoais e turismo.
Na área de Saúde há a possibilidade do aluno se formar em auxiliar de administração em hospitais e clínicas, recepcionista em consultório médico e dentário, atendente de laboratório de análises clínicas e atendente de farmácia. Na área de serviços pessoais o aluno tem a chance de se formar em manicure e pedicure, depilador, cabeleireiro e maquiador, enquanto em turismo o jovem pode ser organizador de eventos, garçon, recepcionista de hotéis e guia de turismo local.
Todos, igualmente, terão aulas de informática. Conforme o Secretário de Educação de Florianópolis, é importante ressaltar que este programa é de extrema importância para que os jovens possam acessar ao ensino médio e ao mercado de trabalho. “Para isto”, complementa Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, “a divulgação e o empenho de todos os segmentos da sociedade são essenciais”.
O Projovem Urbano é um programa da Secretaria Nacional da Juventude, ligada à Secretaria Geral da Presidência da República. Estão ainda na gestão da iniciativa o Ministério do Desenvolvimento e Combate á Fome, Ministério da Educação e Ministério do Trabalho e Emprego.
(PMF, 04/08/2008)