Domingo é marcado por focos de incêndio em mata nativa de Florianópolis

Domingo é marcado por focos de incêndio em mata nativa de Florianópolis

O domingo foi de movimentação e muito trabalho para o Corpo de Bombeiros de Florianópolis. Cinco focos de incêndio na mata nativa da Ilha de Santa Catarina foram registrados no decorrer do dia. A maior ocorrência aconteceu na Barra da Lagoa e levou cerca de nove horas para as chamas serem controladas. Também houve fogo no bairro Rio Vermelho, Canasvieiras, Ratones e no Campeche.

Segundo a tenente Helena dos bombeiros, o primeiro foco de incêndio aconteceu na Barra da Lagoa por volta das 8h. Dez bombeiros atuaram com batedores e abafadores por terra, além do apoio do helicóptero Águia da Policia Militar, que auxiliou no despejo de sete mil litros de água no local. As chamas atingiram 4.500 metros quadrados e foram controladas por volta das 17h.

Enquanto os bombeiros tentavam controlar o incêndio na Barra da Lagoa, novos chamados foram feitos para pequenos focos de fogo nos bairros Rio Vermelho, Ratones e no Campeche.

A tenente Helena atribui a sequência de ocorrências ao fato das altas temperaturas e devido a vegetação estar muito seca, pela falta de chuva dos últimos dias. “A brisa agravou ainda mais a situação, pois ajudou as chamas a se alastrarem rapidamente”, disse.

Por volta das 19h, os bombeiros ainda atuavam em um novo chamado, desta vez na praia de Canasvieiras.

(Notícias do Dia, 09/02/2014)