Governo e empresários lado a lado

Governo e empresários lado a lado

De ambos os lados, público e privado, as conversas pós-Painel RBS concentraram-se na importância da aproximação entre governo e empresários como medida fundamental para expansão do turismo.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), Wilson Luiz de Macedo, ressaltou as parcerias entre governo e empresas como o principal recado da visita do presidente do WTTC.
Do lado do poder público, a mesma análise foi feita pelo secretário de Turismo de Balneário Camboriú, Osmar Nunes Filho. Ele acredita que o formato ideal seria a formulação de políticas públicas que possam ser executadas pelas empresas.
Para o secretário estadual de Turismo, Gilmar Knaesel, através dos parâmetros apresentados e a tendência mundial, Santa Catarina mostrou que está fazendo a lição de casa.
– Estamos trabalhando na melhoria da qualidade dos serviços e de acessos, nossas deficiências. E precisamos melhorar o marketing.
Fernando Marcondes de Mattos, dono do Costão do Santinho Resort, considerou que a palestra deverá trazer uma nova realidade para as discussões sobre o setor.
– Agora as autoridades irão se conscientizar da importância do turismo e colocá-lo em seu devido lugar.
Os empresários também viram importantes segmentos contemplados na fala de Baumgarten. O presidente do Conselho de Administração nacional da Abrasel, Célio Philippi Salles, considerou o debate interessante porque abordou vários aspectos.
_ Ele destacou bem a gastronomia, que é o setor com maior expansão dentro do turismo.
Outro ponto ressaltado foi a relevância da construção de portos e marinas no debate. Ernesto São Thiago, responsável pelo projeto de empreendimento portuário em São José, afirmou que o segmento costuma ser excluído nas políticas públicas. n
Opiniões
“A palestra foi esclarecedora para os rumos do turismo catarinense. Além disso, saímos daqui com a possibilidade de sediar o próximo evento mundial do WTTC.”
Luiz Henrique da Silveira, Governador do Estado
“Temos vários investidores que procuram o governo do Estado para instalar marinas e infra-estrutura náutica, mas esbarramos nos entraves ambientais, as licenças demoram demais. Precisamos de agilidade”
Gilmar Knaesel, Secretário de Turismo
“Santa Catarina está no caminho certo. Fomos eleitos o melhor destino turístico do Brasil e vejo projetos que dentro de dois ou três anos vão consolidar isso.”
Alexandre Murad, Presidente do Beto Carrero World
“Este evento colocou o turismo no seu devido lugar, que é entre as principais indústrias do mundo. Será uma virada de página, as autoridades irão se conscientizar da importância do setor.”
Fernando Marcondes de Mattos, Dono do Costão do Santinho Resort
“Temos uma responsabilidade grande e muito trabalho a fazer, já que a gastronomia foi citada como o segmento de maior expansão no turismo atualmente.”
Célio Philippi Salles, Diretor do Conselho de Administração
nacional da Abrasel
“Precisamos de mais eventos como este.Temos que trazer todas as boas experiências de fora, não importa de que bandeira for. Se você quer ter um turismo mundial e pensa localmente, nunca vai conseguir.”
Renato Sehn, Dono da pousada Ilha do Papagaio
(DC, 31/07/2008)