07 fev Prefeitura de Florianópolis confirma para abril a conclusão da ala norte do Mercado Público
Cal, argila, areia da praia e até casca de berbigão. No final do século 19, esses materiais serviram de base para erguer um dos símbolos arquitetônicos de Florianópolis: o Mercado Público. Para manter parte dessa história viva, as equipes que trabalham no restauro do prédio utilizam materiais especiais, testados em laboratório. Durante uma vistoria realizada nesta quinta-feira no local, o secretário de Obras e vice-prefeito, João Amin, reafirmou que a obra na ala norte deve ser concluída até abril, dentro da programação inicial. Os trabalhos na ala sul começam em seguida. O custo total da revitalização do Mercado Público é de R$ 7,2 milhões.
A necessidade de preservação e adaptação de alguns materiais é um dos obstáculos que diferenciam o restauro de uma obra normal. “As equipes precisam tomar cuidado com cada detalhe. Por exemplo, a tubulação de ar-condicionado terá que ficar aparecendo, pois a parede não pode ser quebrada. Uma novidade que teremos é o retorno das portas maiores. Serão 61 portas parecidas com as originais”, disse Amin.
Antes de iniciar a obra, os engenheiros coletaram amostras para estudo. Parte foi encaminhada para o departamento de engenharia civil da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “Os pedaços que apresentaram imperfeições, como umidade ou qualquer outro problema, estão sendo estudados. Isso servirá também como ponto de partida para definirmos como chegaremos na textura original da construção”, explicou Domingos Zancanaro, secretário adjunto de Obras.
Outro detalhe abordado na vistoria foi o telhado. O tipo de telha usado na construção não é mais fabricado. Mas algumas empresas se candidataram a fornecer o material. “Três empresas enviaram telhas, que estão sob análise na UFSC. Após os testes, definiremos a vencedora”, contou Dalton da Silva, engenheiro responsável pela obra.
Amin reafirmou o compromisso de terminar o restauro da ala norte até abril. Depois, a ala sul será desativada para passar pelo mesmo processo de adequação. O prazo final para conclusão é até julho deste ano.
(Notícias do Dia , 06/02/2014)