30 jul "Há fatores limitadores dos eventos"
Entrevista: Ulrich Kuhn, presidente do Sintex
Presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem de Blumenau e Região (Sintex), Ulrich Kuhn também organiza a Feira Internacional da Indústria Têxtil (Texfair), a maior do Vale do Itajaí. Por isso, conhece bem os desafios de se promover o turismo de eventos em Santa Catarina.
Diário Catarinense – Qual será o tema da sua pergunta?
Ulrich Kuhn – O turismo de eventos, que se subdivide em diversos grupos, entre os quais eu destacaria o de feiras e o de congressos/seminários. Blumenau é a base de algumas feiras que ultrapassam em muito a atual capacidade de infra-estrutura – principalmente hotéis. Entretanto, o nível de ocupação média de hotéis ainda não motiva investidores para novos projetos. Ao mesmo tempo, esta deficiência é um fato inibidor e crítico dos atuais eventos e o seu crescimento.
DC – A infra-estrutura da cidade não se desenvolveu no mesmo ritmo da feira. O que é preciso fazer?
Kuhn – O Vale do Itajaí reúne algumas das condições ideais para o desenvolvimento do turismo de eventos. Tem um charme natural. A Vila Germânica – para feiras de porte limitado – é de primeiro mundo. Mas há fatores limitadores: maior qualificação da atual rede hoteleira, falta de pavilhão adequado para grandes congressos, realização de mais feiras/congressos de público externo, provocando uma melhor curva de ocupação da rede hoteleira e melhorias nas condições de acesso – neste caso a duplicação da BR-470 é importantíssima.
DC – Qual é o papel do governo e do empresariado na propulsão do turismo de eventos?
Kuhn – A efetiva conscientização da importância deste negócio para a sociedade como um todo, não somente Blumenau, mas o Vale do Itajaí, é fundamental. É a construção de uma nova realidade, que deve estar acima de posições políticas partidárias.
(DC, 30/07/2008)