23 jan Santa Catarina lidera transplante de órgãos no país pela sétima vez em oito anos
Pela sétima vez em oito anos, Santa Catarina lídera o ranking de doadores de órgãos e tecidos do país. Em 2013, a SC Transplantes beneficiou 1.175 pessoas. Foram 26,8 doadores por milhão de população, enquanto a média nacional ficou em 13,3.
A secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, avalia que o trabalho da SC Transplantes é motivo de orgulho para Santa Catarina. “Os números demonstram o empenho do Estado em proporcionar à população saúde pública de qualidade”, destaca.
Segundo o coordenador do SC Transplante, Joel Andrade, os órgãos mais transplantados são os rins, com 268 procedimentos. Em segundo lugar está o fígado, com 116 transplantes. O tecido mais transplantado é a córnea, com 504 procedimentos.Santa Catarina conta com uma central de notificação, três organizações de procura de órgãos e 36 comissões hospitalares de transplantes.
“Em 2013, tivemos doações de órgãos e tecidos em 47 hospitais, localizados em 25 municípios catarinenses. Em cada unidade, temos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde aptos a identificar os possíveis doadores, fazer o primeiro contato e realizar entrevista com os familiares, além de auxiliar em todo o processo da doação de órgãos”, explica Andrade, enfatizando que a decisão de doar o órgão é da família.
Para que o processo de transplante de órgãos e tecidos ocorra com qualidade, os profissionais do Estado receberam capacitação de 12 cursos regionais e dois estaduais no ano passado. Os treinamentos referem-se à atuação em situações junto aos familiares do paciente, como proceder nas entrevistas para a doação de órgãos e tecidos e doação e captação de tecido ocular para transplante.
( Notícias do Dia , 22/01/2014)