Santa Catarina lidera transplante de órgãos no país pela sétima vez em oito anos

Santa Catarina lidera transplante de órgãos no país pela sétima vez em oito anos

Pela sétima vez em oito anos, Santa Catarina lídera o ranking de doadores de órgãos e tecidos do país. Em 2013, a SC Transplantes beneficiou 1.175 pessoas. Foram 26,8 doadores por milhão de população, enquanto a média nacional ficou em 13,3.

A secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, avalia que o trabalho da SC Transplantes é motivo de orgulho para Santa Catarina. “Os números demonstram o empenho do Estado em proporcionar à população saúde pública de qualidade”, destaca.

Segundo o coordenador do SC Transplante, Joel Andrade, os órgãos mais transplantados são os rins, com 268 procedimentos. Em segundo lugar está o fígado, com 116 transplantes. O tecido mais transplantado é a córnea, com 504 procedimentos.Santa Catarina conta com uma central de notificação, três organizações de procura de órgãos e 36 comissões hospitalares de transplantes.

“Em 2013, tivemos doações de órgãos e tecidos em 47 hospitais, localizados em 25 municípios catarinenses. Em cada unidade, temos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde aptos a identificar os possíveis doadores, fazer o primeiro contato e realizar entrevista com os familiares, além de auxiliar em todo o processo da doação de órgãos”, explica Andrade, enfatizando que a decisão de doar o órgão é da família.

Para que o processo de transplante de órgãos e tecidos ocorra com qualidade, os profissionais do Estado receberam capacitação de 12 cursos regionais e dois estaduais no ano passado. Os treinamentos referem-se à atuação em situações junto aos familiares do paciente, como proceder nas entrevistas para a doação de órgãos e tecidos e doação e captação de tecido ocular para transplante.

( Notícias do Dia , 22/01/2014)