20 jan Revitalização vai para a Fatma
O projeto de revitalização da Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será encaminhado à Fatma nos próximos dias para obter as licenças ambientais. Assim que isso ocorrer, ele será licitado. A expectativa da Secretaria de Obras da Capital é de que a partir da execução a obra leve cerca de 12 meses para ficar pronta.
Orçado em R$ 4 milhões, o projeto prevê nova calçada, decks e troca de calçamento por onde os carros passam. Serão colocadas peças de concretos pré-moldadas. Também está sendo estudada uma ciclovia para a avenida, que precisa igualmente de licenças ambientais. Os recursos são da prefeitura e já estão garantidos.
Entre outras obras que já foram previstas para o local há a de uma nova ponte, entre o Centrinho e a Avenida das Rendeiras, substituindo a atual. De acordo com o Secretário de Obras de Florianópolis, João Amin, o projeto, que é da gestão anterior, prevê uma ponte estaiada de 23 metros de largura e 184 metros de comprimento, mas está passando por modificações.
– Achamos o projeto muito caro. Haveria recursos do Ministério do Turismo que não vieram mais e por isso estamos tentando adequar o orçamento dela – disse o secretário.
A obra foi orçada pela gestão passada em R$ 55 milhões. A nova ponte ajudaria a ligação entre as lagoas – grande e pequena – dividida pela Avenida das Rendeiras. O vão embaixo da travessia passaria dos atuais 10 metros para 100 metros, o que ajudaria a garantir maior circulação das águas.
(Diário Catarinense, 20/01/2014)