17 jan Prefeitura lança site sobre Plano Diretor
Na segunda-feira entra no ar o site que irá tirar dúvidas a respeito do novo Plano Diretor de Florianópolis.
A página deve oferecer aos internautas a oportunidade de encaminhar perguntas gerais a respeito das novas regras. O objetivo da administração municipal é que as respostas sejam dadas no menor intervalo de tempo possível. Os detalhes serão anunciados hoje, em coletiva com o prefeito Cesar Souza Junior.
O que teria motivado a criação da página na internet seriam as especulações que vêm circulando nos meios de comunicação e redes sociais referentes a mudanças em algumas áreas. Entre as questões polêmicas estão as construções no Porto da Lagoa e a suposta verticalização na região do Pântano do Sul.
Há ainda discussões em torno das 305 emendas acrescentadas à versão original do Plano Diretor enviado à Câmara de Vereadores. O prefeito ainda não disse se vai ou não acatar as sugestões dos vereadores.
Ainda com o objetivo de popularizar o Plano Diretor, a administração municipal deve definir um cronograma de encontros nos bairros. O objetivo é abrir mais um canal de comunicação com a população. Em entrevista ao DC em dezembro do ano passado, Cesar Junior falou da intenção de democratizar o acesso ao projeto para que seja possível identificar eventuais problemas e incoerências.
Discussão do projeto gerou polêmica entre vereadores
Com 17 votos a favor, três contra e uma abstenção, o Plano Diretor foi aprovado no final de dezembro na Câmara de Vereadores. Debaixo de vaias e ameaças, os vereadores tiveram que ser escoltados pela Polícia Militar após concluírem a votação.
A redação final do projeto, aprovada no começo deste mês na Câmara, também provocou protestos. Durante a sessão, a guarda municipal utilizou armas de choque para conter o avanço dos manifestantes. Contrários à decisão do Legislativo municipal, eles fecharam ruas do centro da cidade e foram coibidos pela polícia.
305
emendas foram aprovadas pela Câmara de Vereadores ao novo Plano Diretor de Florianópolis.
15
dias úteis é o prazo que o prefeito Cesar Junior tem para decidir se mantém ou veta as mudanças
(Diário Catarinense, 17/01/2014)