Floripa 2030 apresentado no seminário “De olho no fututo”

Floripa 2030 apresentado no seminário “De olho no fututo”

Iniciado pela FloripAmanhã em 2008 como um processo de construção coletiva de estratégias de desenvolvimento sustentável, econômico, sócio-cultural e urbano-territorial para Florianópolis, o projeto Floripa 2030 foi apresentado no seminário “De olho no futuro: como estará Florianópolis daqui a 25 anos?”, realizado na sede da ACE na quinta-feira (07/11). “O Floripa 2030 está atual, e diversas entidades têm nos procurado para conhecer este projeto, que tem muitas de suas premissas incluídas na proposta de Plano Diretor e continua muito válido”, analisa a presidente da FloripAmanhã, Zena Becker.

O presidente do Sinaenco – SC (Sindicato da Arquitetura e da Engenharia), promotor do Seminário, Adão Santos, destaca que “é por meio do debate profícuo entre as autoridades públicas, a comunidade técnica e a sociedade civil que seremos capazes de estabelecer diretrizes para construir uma cidade mais inteligente e humana nos próximos anos”.

Livro e Prêmio

Em dezembro de 2008, após a conclusão da primeira etapa, foi lançado o livro “ Agenda Estratégica de Desenvolvimento Sustentável de Florianópolis na Região“, com a compilação das estratégias delineadas pelo Floripa 2030, fruto de um trabalho de mais de seis meses, com 148 participantes representando 84 entidades da Grande Florianópolis, com coordenação da FloripAmanhã.
O Projeto Floripa 2030 foi o vencedor do Prêmio Von Martius de Sustentabilidade, categoria “Humanidade”. Concorreram a edição 2010 do Prêmio promovido pela Câmara Brasil-Alemanha 111 projetos vindos de todo o País, dos quais 55 na categoria vencida pelo Floripa 2030.
Atualmente o Floripa 2030 continua através do Fórum Criatividade e Imagem da Cidade, criado para dar continuidade ao processo, além das estratégias definidas permearem toda a atuação da FloripAmanhã e embasarem o novo Plano Diretor proposto pela Prefeitura Municipal.