26 set FLORAM vai substituir árvores invasoras por espécies da mata nativa no Morro das Pedras
A Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis (FLORAM) começa no mês de outubro a substituição das árvores invasoras por espécies da mata nativa. As informações são da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.
O ponto de partida será o Costão do Morro das Pedras aonde serão retidas todas as Casuarinas e substituídas por espécies nativas, esta ação faz parte do projeto da Diretoria de Gestão ambiental da FLORAM que prevê a restauração ambiental em áreas degradadas do município de Florianópolis, previsto no planejo de manejo defino a partir da Lei n° 9097 de 2012.
O projeto terá inicio no Morro das Pedras e posteriormente se estenderá para a Lagoa da Conceição, Rio Vermelho, até atingir as propriedades particulares, substituindo as espécies invasoras como Pinus, Eucalipto e Casuarinas.
(DeOlhoNaIlha, 25/09/2013)
Propriedades particulares infestadas de árvores forasteiras entram no plano de corte da Floram
[…]
A primeira etapa do corte gradativo das invasoras, no Parque da Lagoa do Peri, começará pela área de domínio do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), às margens da SC-406, no Morro das Pedras e acesso às praias da Armação e do Pântano do Sul. O órgão estadual já foi comunicado e não se manifestou contrariamente, segundo João da Luz.
Depois de erradicada no parque do Peri, as equipes da Floram iniciarão o corte nas demais unidades de conservação municipal, inclusive no Norte da Ilha. Amparada pela Lei 9.097, aprovada na Câmara em 2012, a iniciativa é um alívio para Gilberto Coelho, morador na praia da Daniela, Norte da Ilha. Segundo ele, as casuarinas devastaram toda a vegetação de restinga no Pontal, área de transição com o manguezal da Reserva Ecológica de Carijós.
De onde veio
Planta e origem
Casuarina – Austrália e ilhas do Pacífico ocidental
Pinus Elliottii – Estados Unidos e Canadá
Eucaliptos – Austrália
(ND, 25/09/2013)