20 jun Coquetel marca lançamento de "Floripa de frente pro mar – resgate da orla”
Cerca de 150 pessoas prestigiaram o coquetel de lançamento do livro “Floripa de frente pro mar – resgate da orla”, que aconteceu ontem – quinta-feira, dia 19 – no Palácio Cruz e Souza, no Centro de Florianópolis.
Profissionais que participaram do projeto, membros de diversas entidades representativas da cidade e do poder público marcaram presença. “Iniciativas como esta, que pensam a cidade para o futuro, apontando soluções, é o que precisamos” , disse, em discurso, o diretor do IPUF Ildo Rosa, que representou o prefeito Dário Berger. Já Anita Pires, presidente da FloripAmanhã, salientou que são através de parcerias positivas que geram projetos como este. Ela agradeceu o apoio do todos envolvidos no projeto e os demais presentes no encontro.
No coquetel, com pratos típicos da Ilha de Santa Catarina, foram expostas, em versão ampliada, os projetos do livro para cada região estudada. O conteúdo é resultado da II Oficina de Desenho Urbano de Florianópolis, que aconteceu em setembro de 2007, e o trecho de estudos fica compreendido entre o trevo da seta, na Caeira, até o Shopping Iguatemi, na Avenida Beira-mar, e contempla também a orla de Coqueiros.
A obra foi editada pela editora da UNISUL (Universidade do Sul de SC), é a compilação de projetos e sugestões dos 120 participantes da oficina. O objetivo do projeto é sugerir ao Plano Diretor da cidade alternativas para resgatar o contato da população à borda d´água – a pé, de bicicleta e cadeira de rodas. Esta foi a segunda edição da oficina, sendo uma continuidade da primeira, realizada em 1994, cujos projetos também resultaram em livro.
A realização é da FloripAmanhã, junto com os parceiros: IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura), IPUF (Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis) e também a UNISUL (Universidade do Sul de SC) e UFSC (Universidade Federal de SC), através de seus departamentos de arquitetura e urbanismo.
(Assessoria de Comunicação da Ong FloripAmanhã, 20/06/08)