"Ninguém vai ser demitido", garante prefeito de Florianópolis ao anunciar nova licitação do transporte coletivo

"Ninguém vai ser demitido", garante prefeito de Florianópolis ao anunciar nova licitação do transporte coletivo

Edital da nova licitação do transporte coletivo de Florianópolis será publicado na próxima segunda-feira no Diário Oficial do município. O anúncio foi feito pelo prefeito Cesar Souza Júnior, durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira para apresentar o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
O novo plano para desafogar o modo como se dá a circulação de pessoas na Capital, conta com obras e projetos de curto a longo prazo, com recursos do município, Estado e União.
O edital de licitação prevê uma tarifa mais barata já no primeiro ano de implantação, um centro de controle e informação para o usuário, frota moderna e a manutenção dos trabalhadores atuais.
— Ninguém vai ser demitido. Pode haver uma mudança de função e isto vai depender da empresa que vencer a concorrência, mas ninguém vai perder o seu emprego — adiantou o prefeito.
Cesar avisou que o novo edital será publicado no diário oficial do município ainda na sexta-feira, mas o documento deve passar sob análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE), ao mesmo tempo que poderá receber críticas do público.
Entenda o caso
Em fevereiro de 2009 venceu o contrado com as cinco empresas (Transol, Canasvieiras, Insular, Estrela e Emflotur) que operam o serviço de transporte coletivo na Capital. Desde então, eles trabalham em contrato de emergência.
A nova licitação do transporte coletivo em Florianópolis vem sendo elaborada desde abril. O edital define que uma só empresa ou um consórcio de empresas deverá operar o serviço na Capital por 20 anos. A vencedora não será mais remunerada por quilômetros rodados, mas pela qualidade do serviço prestado.
A promessa da Prefeitura é de tarifa reduzida _ no máximo R$ 2,60 _ sistema integrado nos pontos e não somente nos terminais e frota com 447 ônibus acessíveis para portadores de necessidades especiais, com GPS, câmera de monitoramento. A companhia também deverá aceitar a redução dos lucros para 6% do valor arrecadado.
SIM
Entre as obras do Sistema Integrado de Mobilidade estão o teleférico que vai ligar a UFSC ao Centro, passando pelo Maciço do Morro da Cruz, o anel viário com corredor exclusivo para ônibus BRTs, através da ampliação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no entorno da UFSC e mudanças na Avenida Beira-Mar Norte.
(DC, 17/09/2013)