13 set Parlamento promove Semana Estadual da Mobilidade
Pela primeira vez em Santa Catarina o Parlamento catarinense promove uma semana de atividades voltadas ao tema Mobilidade Urbana. Com palestras, seminário e uma oficina para discutir o projeto que prevê a criação de um sistema cicloviário no estado, a Semana Estadual de Mobilidade Urbana acontece de 22 a 28 de setembro na Assembleia Legislativa. Os eventos concentram-se nos dias 24, 25 e 26 e estão sendo promovidos pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, por proposição do deputado Renato Hinnig (PMDB).
No dia 24 será realizado, no período da manhã, um ciclo de palestras com foco principal na Política Nacional de Mobilidade Urbana e a promoção do transporte não motorizado como parte de um plano de mobilidade urbana. Também será apresentado o projeto de lei que cria o sistema cicloviário em Santa Catarina e o projeto Trânsito Bacana com Você.
Também no dia 24, à tarde, acontece o Seminário Projetos de Mobilidade Urbana para a Grande Florianópolis. O governo do Estado vai apresentar o estudo de mobilidade que está sendo desenvolvido junto ao BNDES e as ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar o transporte em nível regional, com prioridade para o transporte público. As duas empresas que participam do Procedimento de Manifestação de Interesse, com projetos de mobilidade para a região, CCR e Concórcio Floripa em Movimento, também participam do seminário. A iniciativa privada vai apresentar suas propostas e esclarecer dúvidas sobre os projetos.
No dia 25 acontece a Oficina: Contribuições para o projeto de lei que cria o sistema cicloviário de Santa Catarina. A Alesc quer colher contribuições para o projeto junto a usuários de ciclovias e entidades envolvidas e interessadas no assunto. Para este evento as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas no site: www.mobilidadeurbanasc.com.br.
Já no dia 26, o Parlamento promove o Seminário Governança Metropolitana, que vai tratar da legislação para a efetiva implementação da Região Metropolitana.
Segundo o deputado Renato Hinnig, autor do projeto de lei que cria o sistema cicloviário em SC, o Parlamento catarinense tem a obrigação de debater as ações voltadas às soluções de mobilidade urbana. “A política nacional de mobilidade urbana, sancionada em 2012, exige mudança e ações em todos os níveis. É preciso que os gestores municipais e a população tomem conhecimento e contribuam de fato com soluções efetivas. Santa Catarina vive um momento de transição nesse sentido, porém, ainda é preciso avançar muito”, explica.
“Urge que se discuta incessantemente e cada vez mais a questão da mobilidade urbana, que se apresenta como um dos grandes problemas da atualidade a serem enfrentados por administradores em todos os níveis, não só nas grandes cidades como também nos municípios de menor porte”, avalia o presidente da Comissão de Transportes, deputado Reno Caramori (PP).
Confira a programação:
Semana Estadual de Mobilidade Urbana
24 de Setembro – Terça-feira
Ciclo de palestras – Santa Catarina em Movimento
Local: Auditório Antonieta de Barros
Horário: Das 9:00 às 11:30
9:00 – Abertura do evento
9:30 – Palestra – A política nacional de Mobilidade Urbana e o desafio dos municípios catarinenses – Ministério das Cidades
10:00 – Palestra – A Promoção do Transporte não-motorizado como parte de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável – Emilio Merino – Arquiteto e Urbanistas, especialista em mobilidade urbana.
10:30 – Palestra – Projeto de lei que cria o sistema cicloviário em Santa Catarina, aspectos legais e possibilidades. – Deputado estadual Renato Hinnig
11:00 – Palestra – Trânsito Bacana com você
Seminário – Projetos de mobilidade urbana para a Grande Florianópolis
Local: Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright
Horário: Das 14:00 às 16:30
14:00 – Abertura do evento – Assembleia Legislativa.
14:20 – Apresentação das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, visando a melhoria do transporte em nível regional, com prioridade para o Transporte Público.
14:30 – Apresentação do Estudo de Mobilidade Urbana que está sendo desenvolvido através de acordo de cooperação técnica com o BNDES – Plano Diretor de Mobilidade Urbana.
15:00 – Apresentação do projeto da empresa CCR
15:30 – Apresentação do projeto do consórcio Floripa em Movimento
16:00 – Espaço para questionamentos.
25 de setembro – Quarta-feira
Oficina – Contribuições para o Projeto de Lei que cria o sistema cicloviário em Santa Catarina
Local: Sala 01 das Comissões
Horário: 14:30 às 17:00
14:30 – Oficina
16:00 – Coffe Break
16:20 – Finalização do documento que será apresentado à Alesc
16:40 – Entrega aos representantes da Alesc, do documento com o resultado final da Oficina
(ALESC, 11/09/2013)