16 ago ONGs de Florianópolis são mapeadas
O Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom) faz um mapeamento para saber onde estão e o que fazem as organizações sem fins lucrativos que trabalham em projetos socioambientais na Capital.
O terceiro setor teve evolução exponencial nas últimas décadas. Estudos recentes mostram um crescimento de157% entre 1996 e 2002. Dados de 2002 do IBGE revelaram que naquele ano existiam 1,7 mil organizações sem fins lucrativos na Grande Florianópolis, sendo 1.143 na Capital. Mas não há informações disponíveis sobre onde estão localizadas e o que fazem estas organizações. Por isso, não é possível dimensionar qual a contribuição para o desenvolvimento social da cidade.
O mapeamento deve benificiar, principalmente, as organizações locais, que poderão conhecer potenciais parceiros e apoiadores e assim aumentar o impacto de seu trabalho. Como resultado será possível elaborar um guia com informações.
Para o primeiro setor, o governo, o conhecimento é importante porque parte dessas organizações recebem subsídios públicos. Para o segundo setor, a iniciativa privada, é necessário saber quais são os ativos existentes na comunidade e os potenciais parceiros de seus programas de responsabilidade social.