03 set Comunidade do Pantanal vai escolher o projeto para a ampliação da Edu Vieira
O impasse da duplicação da rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal, pode ter uma decisão importante hoje. Moradores da região vão avaliar as propostas da prefeitura e de especialistas em mobilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Na prática, eles podem escolher uma das ideias, nenhuma delas ou produzir um terceiro projeto. Segundo Albertina da Silveira de Souza, vice-presidente do Ccpan (Centro Comunitário do Pantanal), o assunto se arrasta pelo menos desde 2000, quando foi aprovado um projeto para ampliar a rua. Na administração Dario Berger, no ano passado, a prefeitura apresentou uma proposta, que dependia da cessão de um terreno da UFSC. A universidade não aceitou ceder a área.
Desde o início do ano, a administração Cesar Souza Júnior concordou em participar de uma comissão da universidade, que estuda o caso. A decisão da comunidade será levada até essa instância. “Alguns dados estão em consenso, outros ainda não. Vamos tirar a proposta da comunidade”, disse Albertina.
Hoje há duas propostas concretas: da prefeitura, que prevê a duplicação, e a do Gmurb (Grupo de Estudos de Mobilidade Urbana), ligado ao curso de arquitetura da UFSC. O grupo trabalha com a ideia de via exclusiva para transporte coletivo.
Paralelo a isso, o professor Fernando Barti, morador do Pantanal, está construindo uma terceira proposta. “O projeto que a prefeitura nos apresentou na última sexta-feira está mais ou menos de acordo com o que a comunidade tem discutido com o professor da UFSC. Mas a ideia do Gmurb também nos agrada. Todos os setores precisam ganhar e perder”, afirmou Marli da Silveira Soldi, representante da comunidade na comissão da UFSC.
(ND, 02/09/2013)