30 ago Concurso da EdUFSC homenageia poesia de Cruz e Sousa
A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) presta uma homenagem a Cruz e Souza no seu concurso de literatura. A edição de 2014, cujas inscrições podem ser feitas no período de 30 de setembro a 1º de novembro de 2013, é dedicada à poesia e é também um tributo ao poeta do Desterro e “pai do Simbolismo brasileiro”. Os poemas não precisam ser inéditos, mas não podem ter sido publicados em livro, avisa o edital lançado e disponibilizado na página da editora www.editora.ufsc.br. As informações são da Agecom.
Os autores devem ser naturais de Santa Catarina ou residentes no Estado há pelo menos dois anos. A iniciativa, segundo o diretor executivo Fábio Lopes, valoriza e aproxima a literatura local da editora.
O prêmio é a publicação do livro com o selo da EdUFSC no decorrer de 2014. Na última edição do Concurso, dedicada à crônica e em homenagem à escritora Maura de Senna Pereira, o livro vencedor foiCrônicas das cidades partidas, da jornalista e professora Jeana Laura da Cunha Santos. Serão editados 300 exemplares ainda neste semestre. Jeana publicou em 2000 A estética da Melancolia em Clarice Lispector, na Coleção Geral. O Concurso foi lançado, em 2010, durante as Comemorações dos 50 anos da UFSC.
A primeira edição, dedicada ao romance, homenageou o escritor e ex-diretor da EdUFSC Salim Miguel. O premiado foi o professor e escritor Alckmar Luiz dos Santos com a publicação de Ao que minha vida veio… Na edição seguinte, em homenagem ao cineasta Rogério Sganzerla, diretor do clássico O bandido da luz vermelha, o prêmio foi dirigido para “Roteiros de Cinema e Teatro”. Ganhou, surpreendentemente, um mesmo autor nas duas categorias: o jovem André Felipe Costa Silva. A premiação foi a publicação de Suéter laranja em dia de luto e Não sempre.
(DeOlhoNaIlha, 29/08/2013)