11 jun Barca dos Livros chega a Florianópolis nesta quarta-feira
Os alunos das Escolas Municipais Lupércio Belarmino da Silva e Dom Jaime de Barros Câmara, localizadas no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis participam de atividade extra nesta quarta-feira (11/06).
Cerca de 240 alunos das duas escolas vão participar do Projeto “Barca dos Livros visita o Ribeirão da Ilha”, que consiste em levar essa barca à Ponta do Caiacaga-açu, refazendo o caminho feito pelo cabo submarino de interligação eletroenergética Ilha-Continente. Os alunos, além de desenvolverem ações culturais, vão conhecer de perto o projeto executado pelo patrocinador, que está construindo uma segunda ligação de transmissão de energia entre a parte insular da Ilha de Santa Catarina e a região continental.
A Barca dos Livros sairá da Lagoa da Conceição e aportará no Ribeirão, levando na bagagem livros, contadores de histórias, grupo de teatro, músicos e educadores. Nos intervalos das saídas – estão previstas três, entre as 10 e 17 horas – a Barca estará ancorada no trapiche do Restaurante Ostradamus, entre. Enquanto estiver no trapiche, a Barca estará aberta à visitação da comunidade local. O projeto é patrocinado pela Eletrosul.
Biblioteca Barca dos Livros
A Biblioteca Barca dos Livros é o principal projeto da Sociedade Amantes da Leitura. Com sede na Lagoa da Conceição, a Biblioteca tem um acervo de mais de 5 mil livros, editados nos último seis anos. Além de realizar empréstimos de livros, é um local de encontros com escritores, lançamento de livros, sessões de leitura, cursos, palestras e um núcleo de estudos, pesquisa e estímulo à leitura.
Este projeto surgiu a partir da realidade sócio-cultural das comunidades da Bacia da Lagoa da Conceição, da situação educacional e das necessidades específicas na área de bibliotecas. Tem como principal característica a inusitada proposta de ser itinerante, indo ao encontro do leitor, cumprindo sua função de difusor e facilitador do acesso ao conhecimento da cultura escrita. Desde sua abertura, em fevereiro de 2007, a Biblioteca desenvolve mensalmente uma programação fixa, que se estende pelas águas da Lagoa com o passeio na Barca dos Livros.
(Jornal Metropolitano, 10/06/08)