Inclusão ambiental

Inclusão ambiental

Artigo de Sergio Alexandre Medeiros, Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, morador de Florianópolis (DC, 02/08/2013)
O varejo é a atividade produtiva de maior capilaridade na economia e, portanto, de maior alcance social. Em razão disso, os empreendedores do setor têm grande proximidade com os clientes e assimilam em maior escala suas aspirações e dissabores. A prática está preservada nas cidades de menor porte e no comércio dos bairros e é a matriz da responsabilidade social do varejo. A caridade e a filantropia evoluíram para ações planejadas de longo alcance.
Há quatro anos a Federação das CDLs de Santa Catarina criou a campanha Recicla CDL, para promover a destinação adequada de resíduos eletrônicos e em paralelo fomentar a ideia de consumo sustentável. O programa foi bem-sucedido e segue em execução nas 70 maiores CDLs catarinenses, que recolheram quase 300 toneladas de computadores e periféricos, telefones etc. O sucesso gerou o Recicla CDL na Escola, campanha envolvendo as turmas de 1ª a 9ª séries das escolas do ensino fundamental, com destaque para um concurso de redação e desenho sobre o tema “Como posso preservar o meio ambiente”.
O solo mais fértil para as ideias está nas escolas. Em 2011, tivemos a parceria da Secretaria de Estado da Educação e, no ano seguinte, das redes municipais de ensino. Os diferenciais foram a representatividade da federação e a capilaridade do setor: existem 190 CDLs no Estado, e o comércio é única atividade presente em muitas cidades. Em 2011, o tema “O papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente” gerou 56.320 trabalhos de 410 escolas, em 27 cidades. Em 2012, participaram mais de 48.519 alunos de 63 cidades e 404 escolas municipais.
Os números espelham o sucesso e a garantia de continuidade do programa, mas ainda mais forte é a experiência de quem se envolveu. Estamos contribuindo na formação de cidadãos que vão construir a sociedade sustentável, o maior legado que podemos deixar.