09 jul Exibição de “A Edução Proibida” em Florianópolis reúne pesquisadores de Santa Catarina e de São Paulo
German Doin não passou no teste de admissão da Faculdade de Cinema. Graças a isso, pode fazer o documentário A Educação Proibida, exibido ontem na Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. O diretor do filme participou de uma conversa após a exibição.
No auditório do CIC, onde foi realizado o evento, a plateia era formada por professores e pesquisadores de pedagogia, além de cineastas e público em geral. Vindos tanto da UFSC e USP (de São Paulo) quanto da rede municipal de ensino, os presentes queriam apresentar atividades de ensino inovadoras a German e estavam curiosos sobre possíveis sequências do filme.
– Se a educação é diferente em outros lugares, isso sempre foi uma curiosidade para mim. Quando saí da escola fiz esse filme, aos 24 anos, e busquei depoimentos com autoridades, com quem me dissesse “assim dá certo, assim não dá”. Mas agora eu gostaria de ouvir das crianças o que elas pensam – disse o diretor.
Filmado em oito países da América Latina e da Europa, o longa independente reúne entrevistas com educadores em que questionam os métodos tradicionais de educação: o formato de sala de aula, com lousa e um professor que tem voz ativa enquanto os alunos ficam passivos.
– A intenção não era fazer um filme para as pessoas gostarem ou não, mas para gerar uma discussão: será que a maneira como a escola funciona é a melhor maneira? – questiona.
Financiado via crowdfunding, o filme foi feito com um orçamento de US$ 62 mil.
– As pessoas colaboravam com dinheiro, mas quem não podia colaborava com uma música ou uma animação. E por isso o filme tem formatos tão diferentes – contou German.
O cineasta falou sobre uma rede de educadores criada recentemente na internet para trocar experiências e relatar projetos transformadores (www.reevo.org).
Para tornar ainda mais democrática a produção, o filme está disponível na íntegra no Youtube. A partir de agora, serão disponibilizadas aos poucos as entrevistas na íntegra. Ao todo, são cerca de 90 entrevistados.
(DC, 09/07/2013)