04 jun O maior ambientalista
Artigo de Gilberto dos Passos Aguiar — engenheiro eletricista (DC, 04/06/08)
Se lermos atentamente na Bíblia sobre a criação do Céu da Terra e de tudo o que neles se contém, vamos render homenagens ao maior ambientalista de todos os tempos: o Criador do Universo. Sua criação foi universal e sustentável de maneira harmônica. Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança.
Mas não só o ser humano. Toda a natureza, vida, terra, água, ar, sol, cosmos…, de forma ordenada e integrada. Nós, humanos, pensamos de forma linear, porém o universo é interligado, tudo acontece simultaneamente. O que fizemos ao nosso microclima (local) tem repercussão direta no macroclima (global). O presente e o futuro da humanidade e da biodiversidade estão ligados à construção de uma sociedade sustentável. “Não se pode ir bem em mundo que vai mal.”
Com o advento da revolução industrial, surgiram os motores, petroquímica, exploração do carvão, do óleo, da lenha, da eletricidade, enfim, um consumo desenfreado de energia elétrica e mecânica, ocasionando grande concentração de CO2. Logicamente, precisamos de energia, porém em escala racional. Nos centros urbanos, onde a emissão de CO2 chega a 75% do total.
Toda solução para salvar o planeta também passa pela solução da pobreza, visando à igualdade de chances para que todos possam recomeçar. Sabemos que no Universo nada se move e nada se transforma sem energia, porém a atividade econômica de um país (PIB) não poderá ser proporcional ao crescimento de sua matriz energética.
Somos a nação do sol, das águas, dos ventos, da biomassa, das matas. Chega de erosão, deterioração do solo, devastação florestal, poluição dos mares e das bacias hidrográficas, do extermínio da vida animal e vegetal. É hora de dizer sim à sustentabilidade, sim à vida.