18 jun 17º FAM reúne 82 filmes até 21 de junho em Florianópolis
A 17ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) começa nesta sexta-feira (14). Com entrada gratuita em todas as atividades, o evento acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e segue até o dia 21 de junho. Ao todo, entre longas e curtas-metragens, serão exibidos 82 filmes nos oito dias do FAM.
A mostra mais tradicional, a Mostra de Longas Mercosul, trará nove filmes dentre as produções recentes do cinema da região. Cinco deles são brasileiros: ‘Rendas no Ar’, de Sandra Alves, ‘Nove Crônicas para um Coração aos Berros’, de Gustavo Galvão, ‘Cores’, de Francisco Garcia, ‘A Memória que me Contam’, de Lúcia Murat, e ‘A Casa Elétrica’, de Gustavo Fogaça (em coprodução com a Argentina).
Nas quatro mostras competitivas do festival concorrerão 48 produções, do Brasil, Uruguai e Argentina. A Mostra de Curtas Mercosul tem o maior número de participantes, 24 filmes, entre eles diversas estreias, como as produções catarinenses ‘Desencanto’, de Marco Stroisch, ‘O Homem Dublado’, de Renato Turnes, e ‘Sem perder a ternura’, de Marcia Paraiso e Ralf Tambke.
Além do Troféu Panvision em diversas categorias, as premiações deste ano aos filmes vencedores nas quatro mostras competitivas somam R$ 70 mil em serviços, equipamentos e bolsas de estudo para realizadores.
O FAM fará este ano duas homenagens: à Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas (ABD Nacional), que completa 40 anos de história. A outra homenageada é Zita Carvalhosa, criadora do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum.
(Adjori/SC, 14/06/2013)