13 jun Estado é destaque mundial com projeto que estimula ações sociais pela internet
A catarinense Carolina de Andrade, 32 anos, é uma das cinco representantes globais do +Social Good (fala-se Plus Social Good), movimento que reúne empreendedores sociais do mundo todo, engajados em projetos de mudança social por meio da internet.
Lançado há duas semanas, o +SocialGood criou uma plataforma online para que lideranças e empreendedores sociais dividam experiências, compartilhem agendas de projetos e estimulem a ação social por meio da internet em seus países. Diferente das organizações não-governamentais, as empresas sociais visam ao lucro e utilizam mecanismos de mercado para, por meio da sua atividade principal, buscar soluções de problemas sociais.
Carolina, que atua como gerente para Inovação Social do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), é a representante de todo o continente americano no movimento.
Ela conta que o seu papel é mobilizar as lideranças locais na área, divulgar as ações sociais das regiões que representa, além de participar de encontros físicos e virtuais do grupo. Na última segunda-feira, inclusive, ela se reuniu com empreendedores sociais brasileiros e internacionais em dois hangouts pela internet (conversas em vídeo na rede social Google+).
Antecipando o próximo encontro do G8 (grupo dos sete países mais desenvolvidos do mundo, mais a Rússia), os participantes debateram sobre o uso da tecnologia para aumentar a transparência dos governos e melhorar a gestão pública, assim como o papel da inovação no desenvolvimento das economias locais. As ideias geradas pelos encontros serão levadas às autoridades do G8.
Convite surgiu após sucesso em evento
O convite para representar o continente americano na recém-lançada plataforma +Social Good surgiu após a repercussão mundial do primeiro evento do Social Good no Brasil, em novembro do ano passado.
A gerente do ICom encabeçou a coordenação do seminário, que atraiu 1,1 mil pessoas para o Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, e gerou mais de 10 mil acessos no site.
Também ganhou destaque a participação de palestrantes internacionais, entre os quais Aaron Sherinian, vice-presidente de comunicação da Fundação das Nações Unidas.
Carolina diz que atua em projetos de inovação para a transformação social desde o início de sua carreira profissional.
De 2006 a 2010, ela trabalhou na Artemisia, uma aceleradora brasileira de negócios sociais e, entre 2010 e 2011, cursou mestrado na University os Sussex, na Inglaterra, focando seus estudos em inovação social. Depois, a empreendedora entrou para o Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), onde lidera a promoção do Social Good no Brasil.
(DC, 13/06/2013)