Celesc deverá comprovar reversão de danos causados por vazamento de óleo no Sul da Ilha

Celesc deverá comprovar reversão de danos causados por vazamento de óleo no Sul da Ilha

A Justiça Federal determinou que a Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) apresente provas de que os danos causados pelo vazamento de óleo na Tapera, em Florianópolis, tenham sido revertidos pela empresa. As evidências devem ser entregues até 10 de junho, e órgãos ambientais deverão acompanhar e fiscalizar a retirada do material contaminante.

O Ministério Público Federal ajuizou, em janeiro, uma ação para que a Celesc identificasse todas as áreas contaminadas e fizesse a limpeza, além de impedir a propagação de agentes cancerígenos ligados ao acidente. A Procuradoria da República acredita que ainda há risco de contaminação de áreas de maricultura, devido ao movimento das marés.

A Fatma também deverá entregar um relatório até o dia 10 especificando as medidas de mitigação dos danos do vazamento, sob penas de novo embargo na área.

Procurada pela reportagem do Notícias do Dia, a assessoria de comunicação da Celesc afirmou que a empresa já sabe da determinação e que vai apresentar, no dia 10 de junho, um relatório comprovando que o problema foi resolvido.

(ND, 27/05/2013)