09 maio COMDES reúne autoridades para cobrar ANTT sobre prazos da Alça de Contorno
O Conselho Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (COMDES) se reúne nesta sexta-feira (10/05) com autoridades e com a Comissão de acompanhamento do projeto da Alça de Contorno para cobrar explicações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sobre o descumprimento do cronograma entregue ao COMDES no ano passado. A reunião tem início às 11h00, no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis. Está confirmada a presença do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini; do deputado federal Esperidião Amin, do deputado estadual Reno Caramori, presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano da Alesc; do Diretor Regional Paraná – Santa Catarina – da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, João Chiminazzo Neto; do superintendente da Autopista Litoral Sul, Eng. Paulo Castro, de uma equipe da ANTT, comandada pela superintendente de Exploração de Infraestrutura Rodoviária, Viviane Esse, além dos presidentes das entidades que formam o COMDES, como Zena Becker, presidente da Associação FloripAmanhã, coordenadora da Comissão de Mobilidade do COMDES, e Doreni Caramori Júnior, presidente do COMDES.
“Em primeiro lugar nós buscamos explicações. Depois disso é que vamos determinar as nossas novas ações”, analisa Zena Becker, membro da Comissão que acompanha o projeto da Alça de Contorno, formada após as audiências públicas de outubro do ano passado, com representantes do governo do Estado, do Fórum Parlamentar Catarinense e do Comdes.
Na reunião do último dia 05/04, o COMDES foi informado pelo Ibama que a concessionária não apresentou os estudos de impacto ambiental, que são fundamentais para o início da construção do contorno viário.
“A alça do contorno da BR 101 é a maior contribuição para a mobilidade da região da Grande Florianópolis. Novamente a falta de cumprimento dos prazos por parte da concessionária vai prejudicar o andamento desta obra que é tão importante”, finaliza Zena.
Também são aguardados na reunião os prefeitos dos municípios da Grande Florianópolis, o Presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, Marco Tebaldi, e a Ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ideli Salvatti.