19 maio Trade de turismo do Estado quer levar debate sobre edital do Hercílio Luz para Brasília
Dezoito dias após o fracasso da licitação para escolha de projetos para ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, de Florianópolis, a Infraero não tem previsão para publicação de um novo edital.
A estatal informou que está revisando o documento a fim de realizar uma nova concorrência, mas não indica quando deverá anunciá-la e não esclarece as razões que levaram ao esvaziamento da licitação.
A Infraero pronunciou-se, ontem, em nota à imprensa, após a repercussão sobre a licitação ocorrida em 28 de abril, na qual nenhuma empresa apresentou proposta para a concorrência. Na avaliação do trade de turismo do Estado, o possível atraso na ampliação do aeroporto da Capital irá comprometer o crescimento do turismo na região.
A Infraero não quis comentar as informações apresentadas na nota. Sem os esclarecimentos, uma série de aspectos ficam sem definição. Um deles é se o fracasso da licitação atrasará as obras, que prevê a conclusão da ampliação para 2010.
Também permanecem desconhecidos os motivos para o esvaziamento da licitação. Sabe-se apenas que a estatal apurou as razões com consulta direta às empresas que haviam se credenciado à concorrência.
Obra do pátio de aeronaves receberá R$ 114 milhões
Como fato novo, a nota da estatal indica que na próxima semana será publicado edital de licitação para “obra do pátio de aeronaves”, com valor previsto em R$ 114 milhões. Não se sabe, porém, se a obra poderia ser realizada sem a elaboração dos projetos que eram previstos na licitação que acabou esvaziada.
A Infraero comentou a previsão dos empresários do setor de turismo de que o aeroporto poderia ter sua nova capacidade superada quando a ampliação for concluída.
De acordo com a empresa, o projeto do novo aeroporto “prevê módulos de expansão que podem ser licitados ao longo dos anos, conforme a necessidade”.
A preocupação sobre o andamento das obras deve levar o assunto à discussão em Brasília. O presidente do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal José Carlos Vieira (DEM-SC), afirmou, ontem, que solicitou reunião com o ministro das Relações Institucionais, José Múcio. O Fórum também deve ter audiência, na próxima semana, com o governador Luiz Henrique da Silveira.
O trade de turismo do Estado também pode ir a Brasília, com objetivo de discutir o impasse na ampliação do aeroporto com a direção nacional da Infraero. Antes disso, tentará resolver o problema com os representantes locais da estatal.
(João Werner Grando, DC, 17/05/08)