16 maio Cultura francesa em SC
Artigo de Humberto d’Ávila Rufino — Presidente do Conselho Deliberativo da Aliança Francesa (DC, 16/05/08)
Não pode passar despercebida para os setores culturais de Santa Catarina a passagem por Florianópolis do embaixador da França, Antoine Poullieute. Dentre as várias razões que o trouxeram ao Estado está a demonstração do seu apoio às atividades e projetos da Aliança Francesa de Florianópolis, entidade sem fins lucrativos fundada há mais de 50 anos, cujo objetivo é o de difundir a cultura e a língua francesas mediante um ensino diferenciado e qualificado.
Por seu intermédio acontecem peças de teatro, exposições, cinema e palestras normalmente não oferecidas em circuitos comerciais. A presença do embaixador ao Estado de Santa Catarina também ocorre como resultado das ações que o governo do Estado tem desenvolvido nessa área.
Santa Catarina é atualmente o Estado brasileiro onde mais existem investimentos franceses. Importantes empresas aqui instaladas aprofundam as relações entre a França e o Brasil. A Aliança Francesa, além da sua atividade cultural stricto sensu, igualmente realiza um trabalho mais amplo, de avant garde, preparando a comunidade para a troca de conhecimento entre culturas diferentes, facilitando a interação entre profissionais que lidam com alta tecnologia.
A interação de projetos econômicos e culturais entre a França e o Brasil ganhará força em 2009, quando ocorrerá o ano da França no Brasil. Nesse evento, a Aliança Francesa de Florianópolis terá um importante papel pois, como pólo cultural que é, lhe competirá coordenar as iniciativas culturais locais para marcar a aproximação entre os dois países. São convidados a esse momento todos os que desejarem trocar experiências culturais e tecnológicas.