Aquavia do canal da Barra da Lagoa é tema de abertura da semana do empresário promovida pela Acif

Aquavia do canal da Barra da Lagoa é tema de abertura da semana do empresário promovida pela Acif

A união dos empresários do ramo da gastronomia fará a diferença para o incremento do turismo na Barra da Lagoa, em Florianópolis. Os mais de dez donos de restaurantes do canal da Barra são convidados a transformar o local na primeira via gastronômica da Capital onde será possível fazer o passeio entre os restaurantes utilizando um barco. A Aquavia foi o tema de abertura da Semana do Empresário da Acif (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) que acontece na regional da Lagoa da Conceição até a próxima sexta-feira (26).

A criação da nova via gastronômica terá apoio da Acif, Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e Sebrae. Segundo o diretor regional da Acif, Gabriel Damiani, os empresários são convidados a participar das reuniões que formarão o núcleo setorial que responderá pelas ações que criarão oficialmente a Aquavia. “O próximo encontro acontece no dia 16 de maio”, convidou o diretor.

A estratégia é transformar toda a bacia da Lagoa da Conceição em uma grande via gastronômica. “Hoje o pensamento dos donos de restaurante é individual, considerando o vizinho um concorrente. Precisamos unir as forças para atrair ainda mais visitantes para a região”, afirmou. O presidente da Acif, Doreni Caramori, afirmou que a nova via tem potencial de crescimento e pode ser comparada à via de Coqueiros, que já está consolidada na Grande Florianópolis.

A possibilidade visitar os restaurantes de barco anima o presidente da Abrasel, Fábio Queiroz, que defende o aproveitamento do mar para o aumento do turismo. “Quando a aquavia for concretizada, teremos um diferencial turístico importante, comparado ao de outros países”, destacou.

As discussões a respeito do fomento do turismo na região da Lagoa continuam na terça-feira (23), com a participação da secretária de turismo de Florianópolis, Maria Cláudia Evangelista. Ela conversará com os empresários e comunidade a partir das 19h.

(ND, 22/04/2013)