15 abr Fatma libera 92% da área embargada após vazamento de óleo em Florianópolis
A Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fatma) liberou na manhã desta segunda-feira, 92% da área de 730 hectares embargados devido ao vazamento de 12 mil litros de óleo no Sul da Ilha de Santa Catarina. Com isso a praia e a produção de ostras, mariscos e berbigões está liberada na região.
A área de 8%, cerca de 50 hectares, ainda embargada fica nas saídas das vales de drenagem. O óleo vazou em novembro de 2012 de uma subestação desativada das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
O anúncio foi realizado em coletiva e durante o dia devem ser informados a Justiça Federal, Ministério Público Federal, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Celesc, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e maricultores.
(DC, 15/04/2013)
Vai uma ostra?
Por Cacau Menezes (DC, 15/04/2013)
Cacau dá em primeira mão: a Fatma anuncia hoje, em coletiva, o desembargo no Sul da Ilha, permitindo a volta das atividades de dezenas de famílias que vivem da maricultura e da pesca na região da Tapera e Ribeirão da Ilha.
Esse foi um dos primeiros desafios enfrentados pelo presidente Gean Loureiro, que soube resolver com maturidade e precaução, protegendo o bom nome da maricultura florianopolitana.
Mais de 20 análises foram feitas e todas apontaram para a não contaminação de óleo na área. Além disso, uma modelagem hidrodinâmica calculou que o óleo não chegaria até o mar. Começamos a semana bem!