15 abr Comcap identifica mais de 120 pontos de deposição irregular de resíduos
A melhor renda dos brasileiros e os incentivos fiscais ao consumo de móveis e eletroportáteis têm aumentado muito o descarte de resíduos volumosos. Em Florianópolis, essa situação é agravada pela efervescência da indústria da construção civil e a falta de áreas públicas com infraestrutura adequada para o recebimento desses resíduos. O resultado tem sido a multiplicação dos botas-fora clandestinos, com correspondentes danos ao ambiente.
A Comcap mapeou 122 desses pontos de deposição irregular de resíduos como móveis e aparelhos descartados, pneus, restos de poda e de demolição e construção na Ilha e no Continente.
Botas-fora clandestinos
Estudo desenvolvido pelo Departamento Técnico indica que as deposições irregulares de RCD (resíduos de construção e demolição) têm resultado, na maioria, de pequenas obras ou reformas nas camadas menos favorecidas da população que as fazem por conta própria e não dispõem de recursos para contratar serviço formal de remoção dos resíduos. Também por carroceiros e coletores informais que até cobram para recolher o entulho, mas o depositam clandestinamente em terrenos baldios, várzeas e taludes de cursos d’água, provocando impactos ao ambiente e comprometendo a paisagem urbana.
Até porque esses locais acabam atraindo outros rejeitos, não inertes, de origem doméstica e industrial.
Como é hoje na Capital
– A partir de segunda-feira, 15 de abril, recomeça a coleta pesada em Florianópolis. Sempre às segundas-feiras, uma semana em cada bairro. Veja calendário
– A Comcap mantém a Ilha Ecológica – Ponto de Entrega Voluntária do Itacorubi para entregas de até dois metros cúbicos por dia. Saiba o que pode ser entregue
– Também há um PEV na comunidade Chico Mendes, em frente à Aresp.
Projeto para criação da rede de PEVs
Projeto para implantação de uma rede de PEVs (pontos de entrega voluntária), para recebimento de pequenos volumes de resíduos da construção civil e de materiais volumosos em Florianópolis, foi apresentado pela Comcap à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável.
Esta semana, na Prefeitura Municipal de Florianópolis, Comcap e Caixa assinaram convênio que permitirá a implantação do PEV do Continente.
(Prefeitura Municipal de Florianópolis, 12/04/2013)