12 abr Fatma aumenta o número de pontos monitorados no programa de balneabilidade
A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) está aumentando o número de pontos monitorados no litoral catarinense. Antes, eram 195 locais acompanhados pela Fatma para atestar a qualidade da água para banho. A partir de agora, passará para 200.
Na temporada 2012-2013, a Fundação acrescentou 10 pontos a mais, em caráter experimental, já que havia a suspeita de poluição. Desses, metade (5) serão acrescentados ao programa de Balneabilidade, pois apresentaram potencial poluidor significativo: Barra do Sul (dois pontos novos), Garopaba (saída da Lagoa da Ferrugem), Florianópolis (Lagoa do Peri) e Palhoça (Riacho na praia da Pinheira).
A Fatma realiza o Programa de Balneabilidade há mais de 20 anos, e é considerado um importante instrumentos para avaliar a evolução da qualidade das águas, em relação aos níveis estabelecidos para a balneabilidade, de forma a assegurar as condições necessárias à recreação de contato primário (banho). O gerente de Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, ressalta a importância de aumentar o número de pontos para um maior controle de balneabilidade. “Estamos em constantes testes para acrescentar mais locais, de acordo com o potencial poluidor. Dessa forma, vamos ter um maior controle sobre a qualidade do litoral catarinense preservando a saúde das pessoas” explicou.
Além da sinalização através de placas nos 200 pontos, a população também pode ter acesso à balneabilidade das praias catarinenses através da plataforma do Google maps.
(Fatma, 12/04/2013)