Caminhada a favor de coleta seletiva

Caminhada a favor de coleta seletiva

Moradores do bairro Rio Vermelho, em Florianópolis, participaram no último sábado (26/04) da “Caminhada Pela Terra”. Promovida por Organizações Não Governamentais (ONGs), na mesma data, em várias cidades do País, a ação foi realizada na Capital pela Associação Pachamama, em parceria com a Associação dos Artesãos do bairro e com o Instituto Ecosul.
O objetivo do movimento é chamar atenção para problemas enfrentados pela comunidade local, como a falta de coleta seletiva regularizada e o desperdício de água. A marcha começou em frente ao Condomínio Moinho Rio Vermelho, que representou a ‘zona de conforto’ dos moradores, explica Rosângela Maria Silva, diretora-administrativa da Pachamama. “A caminhada é um momento de refletir sobre o que ainda podemos fazer pelo meio ambiente”, afirma.
Outra participante, a dona de casa Maria Jesuíta, mora há três anos no Rio Vermelho e diz que ações como esta são fundamentais para a conscientização da sociedade. “Eu ainda separo o lixo reciclável, mas a maioria da comunidade não se importa com isso, pois nem há uma coleta regular”, destacou.
O movimento terminou na praça central do bairro, onde foram distribuídas 110 mudas de árvores nativas. Além de Florianópolis, foram promovidas caminhadas em Fortaleza (CE), Chapecó (SC), Porto Alegre, Arroio Grande, Pelotas (RS), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG).
(Notícias do Dia, 28/04/08)