Cinema abre programação de aniversário de Florianópolis

Cinema abre programação de aniversário de Florianópolis

Em comemoração ao aniversário de Florianópolis, uma variada programação será realizada na cidade durante todo o mês de março. A agenda de atividades inicia com a ação cultural Cinema Itinerante, que prevê exibição gratuita de filmes de curta e longa metragem nacionais em diversas comunidades.

A primeira sessão de cinema será nesta quinta-feira (7/03) na sede da Associação de Moradores da Costeira do Pirajubaé (Amocop), às 19h30, com apresentação de quatro filmes, entre eles, Lurdinha – a Vendedora de Ilusões, de Cesar Cavalcanti, baseada na história de uma conhecida moradora do bairro.

Na quinta, no mesmo local, também serão exibidos os curtas catarinenses Qual Queijo Você Quer, de Cíntia Domit Bittar; O Travesseiro de Penas, de Jefferson Bittencourt; e Retrato Falado, de Melissa Lipinski. A promoção é da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, em parceria com o Fundo Municipal de Cinema (Funcine) e Cinemateca Catarinense.

Na sexta-feira (dia 8), o projeto Cinema Itinerante segue para a Lagoa da Conceição, onde permanece até domingo (10), na Casa das Máquinas. No espaço, o público poderá assistir aos filmes Doce de Coco, de Penna Filho; Os Filmes que não Fiz e O Filme mais Violento do Mundo, de Gilberto Scarpa; A Mulher Azul, de Maria Emília Azevedo; Dispositivo Cinematográfico – La Beauté des Images, de Cláudia Cárdenas; A Antropóloga, de Zeca Pires; e Muamba, de Chico Faganello.

No mês de março, além da Costeira do Pirajubaé e Lagoa da Conceição, estão programadas sessões de cinema nas comunidades da Barra da Lagoa, Costa da Lagoa, Tapera, Rio Tavares, Rio Vermelho, Pantanal, Caeira da Barra do Sul, Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha, Campeche, Centro, Coloninha e Vila Aparecida.

Ao todo, o projeto abrange um total de 20 exibições em diferentes bairros da cidade, com o objetivo de apresentar à população um pouco da produção cinematográfica feita no Brasil, com destaque para Santa Catarina, contribuindo para a difusão dessa linguagem artística e formação de público.

(PortaldaIlha, 07/03/2013)