22 fev Celesc terá de recuperar área atingida
A Celesc recebeu da Justiça a determinação para recupar até o dia 30 de março as águas do Bairro Tapera, em Florianópolis, atingidas por vazamento de óleo em 2012.
Somente após a recuperação e o exame pericial é que a área voltará a ser liberada pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).
A Celesc terá 10 dias para contratação e a vinda dos técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que avaliarão o local. Em caso de atraso, a empresa deverá pagar uma multa diária de R$ 100 mil. O juiz Marcelo Krás Borges também exigiu a designação de uma equipe de peritos judiciais, formada por biólogo, geólogo, hidrólogo e oceanólogo, para atestar se a área está de fato recuperada.
No final de 2012, foi registrado um vazamento de cerca de 12 mil litros de óleo de uma subestação desativada da Celesc no Bairro da Tapera, em Florianópolis. A subestação fica dentro de um antigo centro de treinamento. Representantes da Defesa Civil de Florianópolis, Fatma, Celesc e Universidade Federal de Santa Catarina estiveram no local.
Devido ao vazamento, a área foi embargada para a aricultura, e os produtores tiveram prejuízo. Na manhã de hoje a Celes deve fazer o pagamento de parte dos prejuízos com maricultores com quem fez acordo.
(DC, 22/02/2013)