Prefeitura revisa processos para estimular economia

Prefeitura revisa processos para estimular economia

Com o objetivo de reduzir o tempo necessário para a abertura de empresas no município, a Prefeitura de Florianópolis criou um grupo de trabalho para a revisão de procedimentos, legislação e sistemas. Na última quinta-feira, dia 14, os secretários municipais de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Educação, Saúde e Receita reuniram-se para analisar os pontos críticos para a instalação de estabelecimentos na cidade e apontar soluções e melhorias.

As entidades empresariais e representantes dos contadores também estão contribuindo com a revisão dos processos da administração municipal que impactam no desenvolvimento das atividades econômicas da cidade. Nas últimas semanas, por meio de reuniões conjuntas para proposição de melhorias, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável está promovendo a integração entre os órgãos da Prefeitura e as entidades empresariais, entre elas o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC) e o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Consultoria, Perícias, Informações e Pesquisas da Grande Florianópolis (SESCON).

O objetivo, de acordo com o Secretário Rui Luiz Gonçalves, é ampliar a efetividade dos processos na Prefeitura para oferecer maior segurança aos empreendedores. “Estamos constituindo uma equipe de técnicos de diferentes secretarias municipais e convidando o setor empresarial a participar desse trabalho de revisão para criar um modelo que atenda às diferentes necessidades e que garanta e estimule a competitividade dos empreendimentos instalados em Florianópolis”, explicou o Secretário.

O primeiro processo a ser revisado por esse grupo de trabalho é o de abertura de empresas. A principal meta é reduzir o tempo necessário para o registro e instalação de empreendimentos no município. O tempo e a burocracia exigidos para a abertura de empresas é um dos fatores que mais influenciam na competitividade e formalização dos negócios. A proposta da Secretaria de Ciência e Tecnologia é otimizar os procedimentos para atrair e estimular o desenvolvimento econômico de Florianópolis.

(PMF, 18/02/2013)