Hemosc realiza campanha para incentivar a doação de sangue

Hemosc realiza campanha para incentivar a doação de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) realiza, durante o mês de fevereiro, uma campanha para estimular a doação de sangue. A iniciativa busca manter o estoque dos bancos de sangue no nível considerado seguro para atender à demanda de transfusões, principalmente com a aproximação do feriado de Carnaval.

De acordo com a coordenadora de setor de captação de doadores do Hemosc, Roseli Sandrin, é comum ocorrer queda no número de doações no verão. Nesta época do ano, doadores regulares deixam de comparecer às unidades de coleta devido às férias e festas como Natal e Ano Novo.

A expectativa é que ação eleve o número de doações, permitindo que os bancos de sangue estejam com estoques adequados para suprir a demanda. “Somos um estado turístico e, devido a esta característica, nesta época do ano a população aumenta em função da presença dos turistas. Aumentam também os casos de violência urbana e acidentes, ampliando a necessidade de transfusões”, disse Roseli.

Segundo a coordenadora, houve um aumento no número de doações neste ano em decorrência da tragédia de Santa Maria. “Muita gente em todo o país se sensibilizou com o episódio e doou sangue. Devido à solidariedade dessas pessoas, hoje o nosso banco está com um bom estoque. No entanto, ainda precisamos de mais doações e, principalmente, de doadores regulares”, destacou. A maior necessidade é dos tipos sanguíneos O- e A-.

Atendimento durante o Carnaval
As 9 unidades do Hemosc em funcionamento vão encerrar o atendimento ao público na sexta-feira (08), às 18h30. As atividades serão retomadas na quarta-feira (13), a partir das 13h. Os endereços das unidades e os horários de atendimento estão disponíveis em www.hemosc.org.br. (Ludmilla Gadotti)

Para doar é preciso:
– ter entre 16 e 67 anos (os jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal);
– pesar mais de 50 kg;
– sentir-se bem e com saúde;
– apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial;
– passar por uma triagem clínica com entrevista. (Informações do Hemosc)

Porque devo doar?
Diariamente muitas pessoas sofrem acidentes ou estão internadas por diferentes doenças e necessitam de transfusões sanguíneas. O sangue humano é fracionado nos seus diversos componentes ou é processado nos seus diversos produtos e serve a vários pacientes e em muitas situações ele é imprescindível, não podendo ser substituído por outro produto. É um produto que não pode ser comprado e, portanto, depende da solidariedade das pessoas. Além disso, o sangue humano tem tipos diferentes e os hemocomponentes têm validade definida, sendo que num dia podemos tê-los e no outro, não. (Informações do Hemosc)

Doar sangue é seguro?
Sim, doar sangue é seguro. Não existe nenhum risco de contrair uma doença infecciosa doando sangue. Entretanto, existe um pequeno risco de que o doador possa sentir algum mal-estar durante ou logo após a doação especialmente nas primeiras vezes que ele doar, porém, os servidores se preocupam com isto, observam e cuidam para que os doadores nada sintam ou se sentirem, para que sejam bem assistidos.

(ALESC, 04/02/2013)