30 jan Óleo do vazamento na Tapera será retirado a partir desta quarta-feira
Os serviços da WPA Ambiental, empresa paulista contratada pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para a retirada do óleo que vazou na região da Tapera, no Sul da Ilha de Santa Catarina, começarão nesta quarta-feira, 30, com a chegada de big bags, tambores e pallets no local onde estão armazenados os resíduos.
Na quinta-feira, 31, o resíduo líquido será transferido das caixas d’água de 10 mil litros para cerca de 300 tambores, e os resíduos sólidos serão acondicionados nos big bags.
A retirada dos resíduos da área está prevista para sexta-feira, dia 1º. Todo o material recolhido seguirá para Camaçari, na Bahia, onde será incinerado, conforme as normas vigentes.
Após o atendimento às exigências feitas pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) – coleta de amostras do efluente líquido contido nas caixas d´água – a Celesc contratou a empresa para realizar o descarte dos resíduos sólidos e líquidos coletados durante limpeza da área atingida pelo vazamento.
A empresa atende a necessidade da Celesc em descartar os resíduos o mais breve possível, já que a empresa contatada anteriormente condicionou a execução dos serviços ao resultado do laudo das amostras do efluente líquido, solicitado pelo IBAMA, e que deverá estar pronto somente no prazo de 10 dias úteis.
(Delhonailha, 29/01/2013)