22 jan Agilidade para gerenciar projetos
Artigo escrito por por Samuel Crescêncio – CEO da empresa catarinense OnCast e único latino-americano diretor da Agile Alliance em Palhoça (DC, 22/01/2013)
Agir para simplificar. Assim pensam os programadores que seguem o método ágil de criação e desenvolvimento de tecnologias. O método, que busca dinamizar os projetos, nasceu em 2001, quando foi assinado o Manifesto Ágil. Elaborado por profissionais da indústria de software, o manifesto explica como simplificar o desenvolvimento.
Possuidores de uma filosofia ágil própria, os participantes desta forma de produzir tecnologia priorizam certos princípios peculiares de desenvolvimento. Para eles, a melhor forma de atender às necessidades dos clientes é por meio da colaboração. Os indivíduos e suas interações precisam ser priorizados sobre os processos e ferramentas. Para isso, é necessário um grupo comprometido de pessoas que se concentrem na obtenção de resultados com rapidez, simplificando processos e com o mínimo de sobrecarga possível.
Para os praticantes do desenvolvimento ágil, o importante é o funcionamento do software e não sua documentação. A participação do cliente nos projetos deve ser mais importante que negociações de contratos. É melhor produzir de forma rápida, enfrentando as mudanças que aparecem durante o desenvolvimento, a perder tempo seguindo um plano pré-estabelecido. Os participantes são incentivados a aprender ao longo do trabalho e a tomar decisões que representem o consenso da equipe.
A Agile Alliance, uma das organizações mais importantes da indústria de software global, promove o Agile Alliance Open Space Florianópolis 2013. Evento reúne autores, desenvolvedores, empresários, investidores, estudantes e interessados em discutir como métodos ágeis podem tornar a indústria de software mais humana, produtiva e sustentável. O evento será no dia 24 de janeiro, no Centro de Eventos da Fiesc.