16 jan Infraero e governo de SC prometem encurtar prazos
Presidente da estatal que administra o terminal garantiu que a nova estrutura vai começar a operar em maio do próximo ano
A promessa de ritmo acelerado nas obras de acesso e de ampliação do Aeroporto Internacional Hercílio Luz marcou o evento organizado pelo governo de SC para a assinatura da ordem de serviço do projeto no Sul da Ilha.
Na ocasião, o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, garantiu que o novo terminal ficará pronto antes da Copa, afirmou que a estatal está negociando para assumir o aeroporto de Chapecó e que investirá em Navegantes (veja detalhes na entrevista abaixo).
Entre aplausos e discursos inflamados de que esta deve ser a mais importante obra para Florianópolis nos últimos anos, o governador Raimundo Colombo enfatizou que a duplicação da Diomício Freitas e as obras de acesso ao novo aeroporto ficarão prontas em junho de 2014 – oito meses antes do que o cronograma original. O presidente da Infraero garantiu que o novo terminal de passageiros poderá entrar em operação em maio do próximo ano.
A alternativa encontrada pela Infraero para que o terminal comece a operar sem o acesso viário estar pronto será utilizar uma via projetada entre os dois terminais.
Para que as obras de responsabilidade do governo de SC fiquem prontas antes do prazo, o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, explicou que foi acertada, com o consórcio vencedor da licitação, a execução de quatro frentes de trabalho para agilizar as obras.
– O prazo é junho de 2014 porque, neste período, o novo terminal de passageiros estará 70% pronto e com condições de uso. Temos ainda o compromisso de que a obra esteja concluída no início da Copa, inclusive por negociação com seleções que poderão fazer a pré-temporada na Capital – justificou.
Junto com a instalação das quatro frentes de trabalho, serão feitas as indenizações de 317 imóveis por onde passará o traçado. A prefeitura ainda precisa fazer o cadastramento das famílias, para que o Estado possa avaliar os valores e pagar os proprietários. O custo está estimado em R$ 15 milhões.
(DC, 16/01/2013)
“Teremos que pensar em nova expansão”
Gustavo do Vale/Presidente da Infraero
Diário Catarinense – Quando o novo terminal da Capital entrará em operação?
Gustavo do Vale – Em maio de 2014 estará pronta a obra de infraestrutura, pátios, saídas rápidas. A parte operacional, que afeta os passageiros, estará pronta entre maio e junho. Poderá e vai entrar em funcionamento. Evidentemente que, até terminar tudo, em novembro, os dois terminais funcionarão conjuntamente.
DC – Como será a operação simultânea?
Vale – Só vamos desativar o atual quando o outro estiver pronto. Nesse período (de funcionamento simultâneo), vamos montar toda a infraestrutura de modo as coisas ficarem mais fáceis para o passageiro, inclusive com ônibus para transporte, se necessário. Faremos, inclusive, a construção de uma via para ligação entre os dois terminais.
DC – Por quanto tempo o novo terminal conseguirá absorver o movimento?
Vale – O terminal terá capacidade para absorver a demanda entre os próximos oito ou 10 anos. Por volta de 2017, 2018, teremos que pensar seriamente na expansão dele.
DC – Há planos para melhorar os outros aeroportos de Santa Catarina?
Vale – No caso de Navegantes, precisamos remodernizar o aeroporto. Temos um projeto de aumento da pista e reforma do terminal. Temos conversado com a Secretaria de Aviação Civil e a prefeitura sobre Chapecó. A conversa é para que assumamos o terminal.
DC – Quando isso poderá ocorrer?
Vale – Imagino que daqui a dois ou três meses, quando tivermos consolidado o processo de criação da Infraero Serviços, poderemos conversar mais diretamente sobre isso. O aeroporto precisa ser completamente modernizado.
(DC, 16/01/2013)